Advertisement

“É que eu sou totalmente apaixonado por história antiga. Por isso eu trabalho num museu, esqueceu? Modéstia a parte, eu sou expert nesse assunto.”
— Franja sobre sua paixão na história humana

Carlos Frederico Médici[1], chamado de Franja (na infância Franjinha), é um personagem da Turma da Mônica que apareceu na Super Saga do Fim do Mundo. Franja marcou presença em diversas edições, como em Sombras do Passado, Parte 2; Dia das Bruxas e na saga Herdeiros da Terra. Ele foi mencionado na edição A Torre Inversa, Parte 3 e apareceu brevemente em Sombras do Futuro, apesar de que aquela era sua versão no futuro de Xavecão.

Personalidade[]

Desde criança, Franja sempre foi muito inteligente e engenhoso, considerado o inventor da turminha no Bairro do Limoeiro. Quando ele cresceu, ele resolveu trabalhar no Museu de História do bairro por gostar muito de história antiga, particularmente dos Incas, mostrando grande entusiasmo ao explicar aos outros sobre o assunto. Apesar dessa paixão por história, Franja possui conhecimento em muitas outras áreas, como mecânica, robótica, química, programação, entre outras.

Quando a Penha começou a namorar o Cebola e a Mônica ficou deprimida, Franja se juntou à reunião da Denise e depois ajudou a Mônica a invadir a festa de Penha e salvar o Cebola, mostrando que ele se importa com o bem estar de seus amigos.

Apesar de ser um cara simpático e prestativo, Franja também possui um lado mal, pois como visto na história do Xavecão, ele acabou se aliando com o Cebola e até o ajudou em seus planos de dominação mundial, criando um super-vírus que infectou todos os computadores do mundo.

Aparência[]

Franja é um jovem adulto de estatura média. Ele tem a pele branca e cabelos loiros, além de uma franja em sua testa, da onde vem seu apelido.

Habilidades[]

  • Inteligência Avançada: Desde pequeno, Franja era uma criança muito mais inteligente que o normal, capaz de inventar e construir máquinas que desafiam a imaginação, como máquinas do tempo ou uma que tem a capacidade de transformar pessoas em caracóis, como ele fez uma vez com o Cebolinha. De acordo com as palavras da Denise em A Torre Inversa, Parte 2: "Ele é um gênio! Consegue inventar praticamente qualquer coisa." Franja possui habilidades em muitas áreas de conhecimento, como por exemplo:
    • Programação: Em Sombras do Passado, Parte 2, Franja criou um vírus capaz de infiltrar nos computadores da casa de Penha e apagar todas as cópias do vídeo que incriminava a Mônica. No futuro de Xavecão, ele, junto do Cebola, criou um super vírus capaz de infectar todos os sistemas do mundo, como indústrias bélicas, fábricas, usinas de energia e até ogivas nucleares.
    • Mecânica/Robótica: Em Herdeiros da Terra, Franja construiu um pequeno drone que era capaz de flutuar usando campos magnéticos, além de conter uma broca para coletar amostras do solo do Nho Lâu. O robô conseguiu flutuar alto o bastante para escapar do PEM dos alienígenas. Além desses sistemas, o drone continha uma câmera capaz de filmar e fotografar em altas atitudes. No futuro de Xavecão, esse drone serviu de inspiração para uma nova linha de robôs que serviam ao Cebola, conhecidos como Carrascos, já que eles possuem o mesmo visual.
    • Conhecimento em História: Franja possui um vasto conhecimento sobre a história humana, incluindo a história da civilização Inca. Essa paixão fez com que ele trabalhasse no Museu de História do Bairro do Limoeiro.
    • Química: Franja pode ter algum conhecimento em química, já que ele estava analisando a amostra de Sombra Líquida que eles coletaram em Herdeiros da Terra: Conclusão.

História[]

TBA

Curiosidades[]

  • Na edição Férias na Praia, quando Denise mostra as câmeras que ela usa para vigiar os meninos, a tela do Franja mostra um esboço na parede ao fundo sobre o que parece ser a Casa Fora do Tempo[2], indicando que Franja pode estar estudando suas propriedades temporais.

Referências[]

Advertisement