Advertisement

Ah, hoje em dia, eu não faço mais televisão! Resolvi cuidar dos meus afazeres como protetora deste planeta!

—Madame Creuzodete para Mônica e Denise, em "Sombras do Passado, Parte 1".

Madame Creuzodete do Abaeté é uma das personagens da Super Saga do Fim do Mundo. Ela é uma das principais aliadas da Turma, já que ela sempre lhes fornece informação e os alerta sobre perigos futuros.

Aparência[]

Madame Creuzodete é uma mulher de corpo jovem. Possui pele clara, rosto fino, nariz pontudo e olhos verdes. Possui cabelo cacheado, curto e marrom. Possui curvas definidas em seu corpo, com cintura fina e pernas estruturais.

História[]

Passado[]

Durante a turma clássica, a Madame Creuzodete atuava como uma vidente que constantemente dava previsões a turma sobre seu futuro. Em um certo ponto, ela começou um programa de televisão, onde tinha como parceiro um corvo chamado Preto José. Porém, ela abandonou o programa para cumprir com seus afazeres como protetora do mundo.

20 anos antes do início da saga, a Madame foi procurada por Berenice, uma mulher que tinha um passado sombrio e que queria saber de ciências ocultas. Ao vê-la, já sabia que ela estava condenada ao inferno. A Madame viu o passado de Berenice na bola de cristal e decidiu contratá-la, tentando ensiná-la que a magia era uma força do bem, para ela esquecer seus planos.

1ª Temporada[]

Sombras do Passado[]

Agnes aparece para Madame Creuzodete e Mônica.

Madame Creuzodete recebe uma ligação de Mônica para marcar uma consulta. Ao chegar lá, com Denise, elas confundem a Madame Creuzodete com Berenice, perguntando se ela tinha 100 anos. Neste momento, a verdadeira Madame Creuzodete aparece dizendo que tem 135 anos, chocando as duas por sua aparência jovem. Ela prepara as coisas necessárias para a consulta e pergunta o que elas desejam saber, Mônica diz que está preocupada com seus sonhos e lhe explica a situação, lhe entregando uma pena que supostamente se materializou. Ela diz que as velas de yaya catumba dariam a resposta. Ela começa a ver as criaturas do sonho de Mônica em perigo, precisando da ajuda dela e dá sua previsão em seguida. De repente, algo começa a barrá-la, impedindo que ela veja a fundo. Neste momento, Agnes sai da bola de cristal e tenta sufocar a Madame, mas Mônica consegue destruir a bola de cristal com Sansão, salvando-a. Ela a agradece e pega um copo de água com Berenice. Antes de Mônica sair, ela diz que o destino das criaturas depende dela e que a pena que ela havia lhe entregado não era materializada, e sim real.

Dia das Bruxas[]

No dia das bruxas, Madame Creuzodete recebe a visita de alguns fantasmas, que gostariam de ouvir histórias de terror. Ela conta três histórias ligadas uma com a outra sobre a turma, que enfrentam o espírito vingativo de Penha. Ela termina as histórias e manda os fantasmas saírem, ficando impacientes com eles. Berenice nota sua preocupação, a Madame diz que tudo voltou ao normal e a turma estava segura, mas pergunta o que aconteceria se eles soubessem que o medalhão usado por Magali era apenas um enfeite e que os poderes vinham dela mesma, encerrando a história.

Umbra[]

Dias antes do Dia da Jumenta Voadora, Madame Creuzodete foi convencida por Berenice, que tinha como objetivo completar seu plano, para as duas irem para a festa. No caminho, elas cruzam com a turma, onde a Madame acha muita coincidência o seu encontro. Elas dão carona para a turma até a cidade, onde a Madame abre uma tenda, vendendo bonecos da Jumenta Voadora e lendo mãos.

Habilidades[]

Por ser uma cartomante e autoproclamada protetora do planeta, a Madame possui muitos tipos de habilidades, como:

  • Conhecimento do Sobrenatural: Como parte de sua profissão, a Madame possui muito conhecimento sobre assuntos sobrenaturais, ocultistas e históricos. Geralmente, ela que fornece a explicação de eventos aos protagonistas, como quando ela contou a verdadeira história sobre os Filhos de Umbra, a Menina do Lago e Berenice.
  • Clarividência: Usando sua bola de cristal, a Madame pode olhar ao futuro e ver o resultado de suas ações, dando dicas aos protagonistas através de frases enigmáticas. Até agora, todas as previsões dela se cumpriram.

Previsões[]

Durante a saga, a Madame Creuzodete fez previsões, em forma de enigmas, para poder ajudar a Turma a passar em suas provações. Abaixo, veja todas as previsões feitas por ela:

  • "Sombras do Passado, Parte 1" (para Mônica): "Eu vejo decepção... Perigo... Traição! Um grande plano para te derrotar... Esse tempo todo, era tudo um plano! Nem tudo é o que parece! É uma espécie de vingança por tudo o que você fez! E pra você conseguir passar por essa provação, vai ter que lutar com as mesmas armas do inimigo! [...] Mas, cuidado, quem você acha que é seu amigo vai se virar contra você e quem você acha que é seu inimigo pode acabar ajudando no final!"
    • Provavelmente, o significado dessa previsão seria:
      • "Eu vejo decepção..." para a decepção que Mônica teve ao ver Cebola beijando Penha;
      • "...Perigo..." para o perigo de Mônica ir para a cadeia;
      • "...Traição!", para o fato de Cebola aparentemente trocar Mônica por Penha;
      • "Um grande plano para te derrotar...", isto é, o plano feito por Penha e Agnes para derrotar Mônica;
      • "Nem tudo é o que parece!", ou seja, o fato de apenas aparentemente Cebola ter, de fato, trocado Mônica por Penha;
      • "Vai ter que lutar com as mesmas armas do inimigo!" para o que Denise fez: juntar provas em vídeo contra Penha;
      • "...quem você acha que é seu amigo vai se virar contra você": provavelmente para Denise em seu disfarce como Paulette; ***"... e quem você acha que é seu inimigo pode acabar ajudando no final!": a própria Sofia, que contribuiu na queda de Penha.
  • "Umbra": "Não abra a porta! Não abra a porta! Não abra a porta! A Serpente está voltando!".
    • Aqui, fez-se uma referência ao momento em que Cebola utilizou a Chave de Ossos para abrir a porta para Umbra.
  • "Umbra: A Última Batalha" (repetição da frase por Denise): "Ela falou que temos que virar o feitiço contra o feiticeiro.":
    • O feitiço são os Filhos de Umbra e a Berenice, a feiticeira. Para derrotá-la, os Filhos de Umbra usaram a luz de suas almas inocentes contra ela.
  • "A Torre Inversa" (para Mônica e Cascão): "Vocês dois, escutem bem o que vou dizer: o seu inimigo de ontem, pode ser o maior aliado de hoje! É importante, sempre, dar uma segunda chance! [...] A provação que eu mencionei, anteriormente, começa agora, você vai passar por noves desafios e não pode falhar! [...] Só que desta vez, você não pode salvar todo mundo! Me escuta, por favor! A pior escolha... Às vezes, é a decisão certa!"
    • "... o seu inimigo de ontem, pode ser o maior aliado de hoje!": se referia a Cúmulus, o maior inimigo do Cascão, o qual extrair a Sombra Líquida de seu corpo;
    • "... você vai passar por noves desafios e não pode falhar!": ela provavelmente, se referia aos nove círculos da Torre Inversa.
    • "Só que desta vez, você não pode salvar todo mundo!": ela se referia ao Capitão Feio, que Cascão não pôde salvar no final, uma vez que este aceitou o fardo de seu pacto no seu lugar.

Curiosidades[]

  • Originalmente, Madame Creuzodete era negra. Porém, o editor não a colocou como negra, por isso ela deixou de ser negra.
  • Existe uma teoria na internet de que a Madame Creuzodete pode ser na verdade a Denise no futuro, por conta de algumas características como:
    • O nome Creuzodete se assemelha muito com Maria Creuza, o "verdadeiro" nome da Denise (apesar de que na edição Dia das Bruxas, a Madame disse que Creuzodete não é seu nome verdadeiro).
    • Elas se assemelham muito fisicamente
    • As habilidades místicas da Madame podem ter origem no ano de estudo que a Denise teve junto da Maga Li no futuro dela.
Advertisement