FANDOM

O Parque Assombrado é a 4ª edição da 2ª Temporada da Super Saga do Fim do Mundo e a 14ª edição no total. É a 99ª edição da Turma da Mônica Jovem.

Sinopse Oficial Editar

Seguindo uma pista do paradeiro da Denise do Futuro, Xavecão leva a turma para a Terra Encantada do Ursinho Bilu, um parque de diversões abandonado que esconde um passado trágico e misterioso. Agora eles são obrigados a sobreviver quatro noites neste local assustador, enfrentando perigosos bonecos animatronics assombrados.

CapítulosEditar

Capítulo 1: Terra Encantada do Ursinho BiluEditar

Imagem do parque

A turma chegando à Terra Encantada do Ursinho Bilu.

Sofia, Denise, Mõnica, Xaveco e Xavecão chegam à Terra Encantada do Ursinho Bilu, depois de anos sem pisarem nela. Eles o encontram completamente destruído. Xavecão explica que ninguém sabe o que aconteceu no parque, mas lendas revelam que um incêndio tomou conta dele e várias pessoas morreram tentando fugir, pois algo horrível aconteceu e os donos pagaram para a mídia não divulgar nenhuma informação, e outras revelam que os espíritos das vítimas assumem as formas dos brinquedos, tentando se vingar de qualquer um que pisasse no parque. Daí a fama de ser um parque assombrado. Como o intuito de descobrir sobre isso, eles foram à sala de vigia do parque, aonde o Xavecão trabalha. Xavecão relata que os donos do parque tinham planos de reinaugurar o parque, mas dois vigias desapareceram no ínicio do mês. Eles divulgaram um vídeo, o que motivou Xavecão a se candidatar ao cargo de vigia. Nesse vídeo, aparece niinguém mais, ninguém menos que a Denise do Futuro.
O Parque do Ursinho Bilu na TMJ 99 - Parque Assombrado, 0001

A Turma dirigindo entre as atrações do parque abandonado.

Mônica explica para Sofia os eventos que ocorreram em "Sombras do Futuro" e em "Férias na Praia". Xavecão decide que passará quatro dias no parque com a turma, na esperança de encontrar sua amada novamente. Nisso, umas das camêras de segurança pifa. A turma se divide, com Denise e Xaveco na sala de vigia, e Mônica, Sofia e Xavecão verificando se há algum problema externo. Lá fora, um animatronic em forma de raposa tenta atacá-los, mas Mônica lhe dá um soco. Sofia descobre que a câmera estava nas mãos do animatronic. De volta à sala, os três se deparam com seus laptops sendo parte de um equipamento de vigia construído por Denise e Xaveco. Denise aperta um botão e tudo estoura. Após tudo isso, ambos vão para fora do parque. Denise e Xaveco se deparam com a loja do parque e voltam a ser crianças. Denise come as balas Bilula e, ao chegar na sala de vigia, fica com dor de barriga. Xavecão vai para fora descobrir aonde o vídeo com a Denise do Futuro foi gravado. Mônica e Sofia o acompanham.

Capítulo 2: Fogo-FátuoEditar

Lá fora, Xavecão conta a Sofia como o seu relacionamento com a Denise do Futuro virou amor no meio do futuro sombrio que eles vivenciaram. Mônica avista o carrossel que apareceu nas filmagens e, atráves dele, descobre o prédio onde a Denise do Futuro foi vista. Eles entram no prédio e seguem até o quarto. Lá eles descobrem, por um cartaz circense, que ela morou no prédio há dez anos, como a misteriosa Fogo-Fátuo. Na sala de vigia, Denise descobre que existe um Bilumon raro, ali perto. Ela e Xaveco correm para capturá-lo, até que Xaveco esbarra em outro animatronic, um coelho, que os ataca. Os dois vão ao restaurante do parque e se escondem por trás de uma mesa. Enquanto eles estão escondidos, Denise solta um pum, o que atrai o animatronic. Eles correm, até Denise avistar o Bilumon. Ela briga com o Xaveco, e o animatronic rouba seu celular. Denise corre atrás dele, o que assusta Sofia, Mônica e Xavecão. Xavecão volta à sala de vigia para ver o que é, mas é noucateado po Denise. Ela explica tudo o que aconteceu, inclusive como acabou com o animatronic.

A terceira noite começa com Sofia e Mônica trocando de roupa. Xaveco se incomoda com os flatos de Denise. Ela informa que estava procurando, junto com Xavecão, mais imagens da Denise do Futuro no parque e questiona os motivos de sua pessoa no futuro não ter entrado em contato com eles. Denise e Xavecão encontraram um vídeo da Denise do Futuro recebendo Boca e Corina. A gravação segue com os três falando de um pássaro cuco mudo. Mônica lembra que a Denise do Futuro tem conhecimentos de magia e supõe que ela pode ter invocado os espíritos e colocado eles nos animatronics. Denise do Presente reitera que a do Futuro é uma vilã, e Xavecão esbraveja, dizendo que sua amada se sacrificou para salvar o mundo da ditadura do Cebola. É quando Denise mostra as gravações da noite do incêndio. Elas mostram Denise do Futuro cuspindo fogo, o que mostra que ela incendiou o parque. Nesse momento, aparece mais um animatronic.

Capítulo 3: Mistérios e SegredosEditar

Mônica tenta lutar contra o animatronic, mas é rapidamente abatida. O macaco animatronic vai direito ao equipamento da sala de vigia. Xavecão tenta salvar o laptop com o vídeo com os vídeos. A turma corre para a sala do gerador de energia e o macaco os segue. Chegando lá, Mônica o eletrocuta, mas isso não bastou para desativá-lo. O animatronic entra em chamas e Sofia tenta segurá-lo. Denise vai buscar um extintor. O animatronic tem lapsos de memória de uma cena de "Sombras do Futuro", em que Sofia é noucateada pelo exército do Cebola e Denise chora. O animatronic grita o nome de Sofia, e Denise noucateia-o com o extintor. Sofia retira a cabeça do animatronic e descobre que Denise do Futuro estava dentro dele. No dia seguinte, Denise do Futuro acorda em uma cama. Ela tenta fugir novamente, mas é impedida pela turma, que exige uma explicação sobre os acontecimentos recentes. Ela conta que voltou para encontrar O Silencioso, assim que descobriu a reforma do parque e o desaparecimento dos vigias. Uma noite, os animatronics a pegaram de surpresa e a noucatearam. Logo depois, ela foi presa por um emaranhado de fios, até ser colocado dentro de um animatronic, obedecendo a ordens implantadas em sua cabeça, geradas pelo vírus criado pelo Franja do Futuro.

Denise do Futuro revela que O Silencioso trouxe o vírus para o passado, atráves da Casa Fora do Tempo. Ela correu até fora, depois de uma briga com o vilão, e ele se transformou em cuco, como diz a maldição da casa. Ela revela que não se transformou em cuco porque fez um ritual para evitar isso. Sem a fivela do Xavecão, ela foi transportada para um passado muito mais distante, há exatos 17 anos. Ela consegue um emprego no parque, a fim de desenvolver seus poderes de fogo. Ela revela que a maldição da Casa Fora do Tempo tem um erro de interpretação, aonde sete pôr do sol é uma metáfora para sete translações da Terra, ou seja, 7 anos e não 7 dias, como era pensado. O Silencioso volta ao normal, luta contra Denise e foge parque adentro, fazendo centenas de vítimas, o que, até então, suponha-se ser culpa do incêndio. Denise do Futuro começou o incêndio, dispersando os sobreviventes do parque e querendo enfrentar O Silencioso sozinha. Ela derrubou a montanha-russa, soterrando o vilão-ciborgue. Mas, assim que a montanha foi reconstruída, ele saiu de lá. Denise do Futuro diz a Xavecão que não o amava e que, durante os 17 anos, se apaixonou de novo e que não iria esperar mais por ele.

Cena TMJ 99

Denise do Futuro correndo atrás d'O Silencioso

Logo depois, ela revela que O Silenicioso quer espalhar o vírus criado no futuro por Cebola e Franja e que a única coisa que ele precisa é de uma conexão com a internet. Ela revela que ele tem um plano de contigência: usar a torre do parque como antena para transmitir o vírus pelo mundo. Para que o plano dele seja frustrado, é preciso que a torre seja inutilizada. Ela também fala que a Sofua do Futuro se sacrificou para que o passado fosse alterado e decide enfrentar novamente o Silencioso. Ela pede para que a turma cuide da torre, pois Xavecão sabe como chegar a ela, e desaparece em uma cortina de fumaça.

Capítulo 4: Um Sussurro nas TrevasEditar

Xavecão, Xaveco e Denise vão correndo para a Gruta do Terror do Papagaio Pirata, porque Xavecão diz que é um atalho mais rápido para a sala de controle da torre do parque. Eles entram num barco em um rio cheio de bolas coloridas. Eles ouvem um barulho estranho, que vem das câmeras de segurança instaladas na gruta. Eles queriam saber o que aconteceu, já que apenas a sala de vigilância do parque tem eletricidade. Nesse momento, a minhoca Jujuba ataca Xavecão, e Xaveco e Denise se dão conta de que o Silencioso se escondeu na sala de controle da montanha-russa.Denise do Futuro chega na sala, mas é atacada pelos animatronics, que a noucateiam e a levam para o Silencioso. Denise tenta liga para Mônica e Sofia, mas não consegue, quando ela e Xaveco são atacados pela minhoca Jujuba. Após o ataque, eles se deparam com a sala de controle da torre. Eles entram e se deparam com um painel analógico, impossível de espalhar um vírus, e descobrem que foram enganandos.

O Silencioso encara Denise e revela que está morto, que se comunica por máquinas atráves de vocalização eletrônica e que pretende transformar a humanidade em corpos motorizados a serviço de um vírus. É neste momento que aparecem Mônica e Sofia, vestidas de animatronic, socanndo-o. Mônica diz que se tocou que O Silencioso precisava da Denise do Futuro para dar vida aos animatronics e foram atrás dos animatronics derrotados na primeira e na segunda noite. Ela e Sofia descobriram que os vigias desaparecidos estavam dentro dos animatronics e se disfarçaram para pegar O Silencioso de surpresa, já que os vigias contaram que o vilão estava no parque. Num momento de distração de Sofia, O Silencioso a esmurra e revela a todos que já sabia de todo o plano. O vilão ciborgue diz que queria atrair as três, Mônica, Sofia e Denise para a sala para derrotá-las de uma vez, e que estava vigiando-as pelas câmeras do parque, com a ajuda do Gato que Mia, um animatronic.

Denise do Futuro invoca um feitiço ativador de fogo, com um isqueiro à mão. De repente, um dragão de fogo atinge O Silencioso e, num instante, toda a sala pega fogo, chegando até o gerador. Mônica e Sofia correm enquanto Denise do Futuro tenta controla o fogo. A sala explode. As meninas comemoram a suposta morte d'O Silencioso, quando ele ressurge, ameaçador. É quando Xavecão aparece e atropela-o com a minhoca Jujuba. Denise e Xavequinho aparecem e dizem que a torre não é uma antena para o vírus. A Turma descobre que a torre é um gigantesco para-raios e que o plano d'O Silencioso era levar energia aos brinquedos do parque, usando-os para espalhar o vírus. Os animatronics vão atrás da turma. Ela corre até a sala de vigia. Denise acessa o controle dos animatronics e programa o único animantronic não controlado pelo vírus: o Ursinho Bilu. Bilu destrói os outros animatronics e acaba com os planos d'O Silencioso de espalhar o vírus no nosso presente.

Após tudo o que aconteceu, Xavecão se despede da Denise do Futuro, e pede para encontrá-lo na casa de praia que aparece em Férias na Praia e Sombras do Futuro caso ela precise de algo. Ela desaparece sob outra cortina de fumaça. Um pouco depois, ela é confrontada pela Denise do Presente, que diz que a história de não amar mais o Xavecão é mentira: ela continua amando o Xavecão mais do que tudo. Denise pergunta à sua Eu do Futuro porque está querendo afastá-lo deste jeito. Ela revela que os dois não podem ficar juntos, porque há uma ameaça muito maior do que O Silencioso chegando e que bolou um plano de defesa. Denise do Futuro pede para não procurá-la mais, pois a Turma vai estragar tudo, e desaparece. Denise pergunta que ameaça é essa, e ouve ecos de que a Serpente está voltando.

PersonagensEditar

CuriosidadesEditar

  • Esta é a segunda edição da Super Saga que tem apenas uma parte, sendo a primeira "Dia das Bruxas".
  • É revelado que Denise do Futuro possui poderes de fogo.
  • É revelado que Denise do Futuro e Silencioso saíram 17 anos antes de onde ela queria, onde até mesmo a turma não havia nascido.
  • É revelado que, devido a não estarem em seu tempo, Xavecão e Denise do Futuro não envelhecem.
  • A maldição da Casa Fora do Tempo tem um erro de interpretação, como revelado nesta edição, aonde sete pôr do sol é uma metáfora para sete translações da Terra, ou seja, 7 anos e não 7 dias, como era pensado.
  • É revelado que O Silencioso já está morto e que agora é apenas um corpo motorizado controlado pelo vírus criado pelo Cebola do Futuro e pelo Franja do Futuro, assim como todos os outros ciborgues criados por eles.
  • No  final, a Serpente é mencionada, revelando que voltaria em 2018, dizendo que o Quarto Cavalo está prestes a se revelar.

Referências CulturaisEditar

  • Esta edição tem várias referências à franquia de jogos Five Nights at Freddy's:
    • O animatrônico da imagem da sinopse é semelhante a um dos animatrônicos principais da franquia, que carrega também seu nome, Freddy Fazbear.
    • Xavecão se candidata ao cargo de vigia noturno, o mesmo cargo dos personagens Mike Schmidt e Jeremy Fitzgerald. Só que, ao contrário dos personagens de Five Nights, ele quer descobrir o que aconteceu com sua amada Denise do Futuro.
    • Os dois vigias desaparecidos fazem referência ao primeiro artigo grudado nas paredes da pizzaria do jogo, que relata o desaparecimento de duas crianças.
    • O animatronic que tenta atacar Mônica, Denise e Xavecão na primeira noite, semelhante a uma raposa, é inspirado na personagem Foxy.
    • O restaurante onde Denise e Xaveco se escondem do animatronic é uma referência ao Pizzaria Freddy's Fazbear, um dos cenários principais de Five Nights at Freddy's 1 & 2.
    • O aminatronic que tenta atacar Denise e Xaveco na segunda noite, baseado em um coelho, é inspirado no personagem Bonnie.
    • A Turma ter que sobreviver quatro noites em um local assustador e enfrentar animatrônicos assombrados é uma clara referência à Five Nights at Freddy's, onde o jogador tem que sobreviver a cinco noites sem ser atacado pelos animatrônicos assombrados do jogo.
    • No décimo primeiro teaser publicado no facebook de Emerson Abreu, que contém a frase "Meu Deus!! É outro animatronic assombrado!!", foi utilizada a imagem do animatrônico Springtrap, o antagonista principal do terceiro jogo.
    • Um dos animatrônicos do parque, baseado em uma galinha, é semelhante à perosnagem Chica.
    • O animatronic Ursinho Bilu, que aparece no começo e no final da história, é semelhante ao protagonista Freddy Fazbear.
  • A frase dita por Denise na página 34, "Seria meu sonho?", é uma referência a um vídeo da webcelebridade Inês Brasil. [1]
  • O jogo "Bilumon GO" é uma clara referência ao jogo Pokémon GO, que se tornou uma febre mundial.
  • "Ratotô", mencionado por Denise, pode ser referência ao pokémon "Rattata".
  • "Blablau", mencionado por Xaveco, pode ser referência ao pokémon "Miltank".
  • As roupas de Denise, Xaveco e Xavecão são referências às roupas usadas pela banda Paramore no videoclipe de Still Into You. Inclusive as poses dos personagens no barco da página 99 são idênticas aos dos integrantes da banda no começo do videoclipe. [2]

ContinuidadeEditar

  • Terra Encantada

    Seu Antenor, Cascão e Cebola chegam à Terra Encantada do Ursinho Bilu.

    Aparentemente, esta edição tem referências aos acontecimentos de Cascão Nº 387 da Editora Globo, onde Cascão, Cebolinha e Seu Antenor vão à Terra Encantada do Ursinho Bilu.
  • Os eventos de "Dia das Bruxas", "Férias na Praia" e "Sombras do Futuro" são mencionados.
  • Balas

    Cascão dizendo a famosa frase das Balas Bilula.

    A frase dita por Xavecão e Denise na página 32, “O Gato mia, o cachorro late, o macaco pula. Vivam as balas Bilula!”, também foi dita por Cascão em Cebolinha Nº 29, também da Editora Globo. Ela foi um slogan das Balas Bilula escolhido num concurso em que Cascão e Cebola participaram quando crianças.
  • Modernosas

    Boca e Corina no começo de A Tribo das Modernosas.

    Boca e Corina também aparareceram em Magali Nº 245, também da Editora Globo, na história A Tribo das Modernosas.

ErrosEditar

O Parque Assombrado (Esboço)

Esboço da capa, que mostra Xavecão normal.

  • No resultado final da capa, Xavecão está com uma barba completa. Porém, como visto no esboço da capa de Emerson, ele continua apenas com seu cavanhaque, tornando-se um erro do desenhista da capa.
  • No resultado final da 4ª capa, Mônica é erroneamente desenhada com um jaqueta, em vez de um moletom.
  • Nos flashbacks mostrados da Denise do Futuro, ela é erroneamente desenhada com os cabelos coloridos, embora só tenha pintado-os apenas ao sair da casa.
  • Quando usam os trajes dos animatrônicos, Mônica usa o traje do Cachorro que Late e Sofia usa o traje do Gato que Mia. Porém, após revelarem ser elas, Sofia é desenhada com o traje do Cachorro que Late, igual a Mônica.

ReferênciasEditar

  1. Seria meu Sonho? https://www.youtube.com/watch?v=3vpc7N0LPU8
  2. Paramore - Still Into You. https://www.youtube.com/watch?v=OblL026SvD4