Advertisement

“Ela simboliza o mal inevitável, do qual você não pode fugir. É o símbolo da Serpente
— A Madame Creuzodete explicando o significado da runa

A Runa de Ior, também conhecida como o Selo da Serpente, é um símbolo que se refere ao mal inevitável, ou seja, daquele que você não pode escapar, usado principalmente para se referir a Serpente. Ele apareceu nas sagas Umbra, Herdeiros da Terra e A Torre Inversa.

História[]

A Runa de Ior faz parte do alfabeto rúnico notumbriano[1], o mais antigo que se tem notícia. Ela simboliza o mal inevitável, daquele que você não pode fugir, além também de servir como o símbolo da Serpente. O Povo das Sombras costumava a marcar os planetas conquistados com esse símbolo, provavelmente para ocultá-los de algo ou de alguém. Como eles tiveram contato com os Incas, eles passaram a usar a runa em seus monólitos e marcações.

Em 1997, Berenice desenhou a runa nos pulsos das sete crianças envolvidas na morte de sua filha, como parte do ritual ensinado pela Serpente. Depois, ela colocou cada uma delas dentro da Umbra, mas como eles eram inocentes, a luz de suas almas explodiram a casa da mulher, interrompendo o ritual. Vinte anos depois, quando Berenice descobriu que Turma estava indo para Sococó da Ema descobrir sobre os Filhos de Umbra, ela fez com que a Menina do Lago marcasse o Cebola com a runa em um acidente de carro, pois sabia que logo ele seria manipulável com a ideia de ficar famoso em cima dos fantasmas.

Marcado com o selo, Cebola passou a ser um dos amaldiçoados de Berenice. Sendo assim, ele pode usar a luz de sua alma para derrotar a Jumenta Voadora, como aconteceu no ritual de 1994, mas como ainda estava vivo, ao contrário dos Filhos de Umbra, ele acabou morrendo por usar sua energia vital. Entretanto, de acordo com a Dona Morte, ele não poderia morrer verdadeiramente até que o quarto cavalo se revelasse, iniciando assim o fim do mundo e a morte de todos.

Características[]

A runa de Ior se assemelha a uma cruz ou um tridente, mostrada por um risco cortado por um X. Como o selo da Serpente, ele possui propriedades místicas, como por exemplo, servindo como um símbolo de ocultamento, usado por Berenice para ocultar a chave de ossos em sua casa ou pelo Povo das Sombras para ocultar sua nave e os planetas que conquistavam. Apesar disso, ele podia ser visto por câmeras ou por aparelhos eletrônicos.

Além do ocultamento, a outra propriedade sobrenatural da runa era a imortalidade concedida aos seus usuários. De acordo com a Dona Morte, em Umbra: A Última Batalha e com a Magali, em A Torre Inversa, Parte 3, o selo da Serpente se quebrará só com a revelação do quarto cavalo do apocalipse, assim anunciando o fim do mundo. Até lá, todos aqueles marcados com a runa de Ior, como o Cebola e os Filhos de Umbra, não podem morrer.

Galeria[]

Umbra[]

Herdeiros da Terra[]

A Torre Inversa[]

Referências[]

  1. Umbra: Mistério Revelado?, página 73
Advertisement